Episodios

  • 99Vidas 675 - Jogos para Zerar em uma SENTADA!
    Jun 27 2025

    Felipe Mesquita, Evandro de Freitas e Bruno Carvalho batem um papo sobre os games que você consegue zerar rapidamente. Nem todo mundo tem tempo (ou paciência) para encarar jogos que exigem dezenas de horas para serem completados. Às vezes, tudo o que você quer é sentar no sofá, pegar o controle e mergulhar em uma aventura que pode ser vivida do início ao fim em uma única sessão, durante uma tarde ou noite. Felizmente, o mundo dos videogames está cheio de experiências mais curtas, mas ainda assim impactantes, perfeitas para quem quer “zerar de uma vez”.

    Zerar um jogo em uma sentada traz um tipo especial de satisfação. Você começa, vive toda a história, chega ao clímax e vê os créditos - tudo sem interrupções, como maratonar um bom filme. E com o catálogo cada vez maior de jogos independentes e títulos mais curtos, essa forma de jogar tem se tornado cada vez mais comum (e valorizada). Esses jogos curtos muitas vezes exploram ideias criativas, narrativas únicas ou estilos visuais marcantes. Eles não dependem de dezenas de missões ou mapas gigantescos para envolver o jogador. Pelo contrário: sua força está em proporcionar uma experiência concentrada, como se fosse um “filme jogável”, ideal para um final de semana ou uma noite mais tranquila.ALURA | Estude na Alura, a maior escola de tecnologia on-line do Brasil! Acesse o nosso link e ganhe 15% de desconto na matrícula! https://alura.com.br/99vidas

    Más Menos
    1 h y 12 m
  • 99Vidas 674 - Voltando (novamente) pra Época da Escola
    Jun 20 2025

    Jurandir Filho, Felipe Mesquita, João Pimenta, Evandro de Freitas e Bruno Carvalho batem um papo sobre a época da escola nos anos 80 e 90. Nesse tempo era uma experiência única, cheia de hábitos e costumes que hoje soam quase inimagináveis. Não havia celular, internet ou redes sociais. A vida acontecia no "olho no olho", nos bilhetes dobrados em formato de coração e nos cadernos cheios de adesivos, desenhos e recados dos amigos. Sobreviver ao bullying era um objetivo diário. Que período desgraçado hein?

    Nas escolas existiam disputas de mochilas, estojos, canetas, cadernos e tênis descolados. O recreio era o momento mais esperado do dia. As crianças se divertiam com elástico, pião, bolinha de gude, pega-pega, queimada e futebol com bola de meia. Nada de ficar olhando pra tela: era correr até suar. A hora do lanche muitas vezes virava momento de negociação. Tazos, figurinhas da Copa, adesivos e até os brindes de Guaraná caçulinha eram trocados ou disputados com entusiasmo. As aulas eram todas no quadro verde com giz, e os apagadores soltavam poeira por todo lado. Às vezes, o professor trazia um videocassete e rolava exibição de filmes ou programas.

    A escola dos anos 80 e 90 tinha seus desafios, mas transbordava autenticidade, criatividade e laços fortes de amizade. Para quem viveu essa época, as lembranças continuam vivas e deixam um sorriso no rosto só de lembrar.

    Esse é mais um episódio do Estilo 99Vidas!

    ALURA | Estude na Alura, a maior escola de tecnologia on-line do Brasil! Acesse o nosso link e ganhe 15% de desconto na matrícula! https://alura.com.br/99vidas

    Más Menos
    2 h y 3 m
  • 99Vidas 673 – Donkey Kong Country 2, o jogo perfeito do Super Nintendo!
    Jun 13 2025

    Jurandir Filho, Felipe Mesquita, João Pimenta e Bruno Carvalho batem um papo sobre "Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest". Lançado em 1995 para o Super Nintendo, o jogo é amplamente considerado um dos maiores clássicos da era 16-bits e um dos melhores jogos de plataforma já criados. Desenvolvido pela Rare, o game é a sequência direta do sucesso "Donkey Kong Country" e levou a franquia a novos patamares de qualidade e desafio. Diferente do primeiro jogo, em que Donkey Kong era o protagonista, aqui quem assume o papel principal é Diddy Kong, agora acompanhado por sua parceira Dixie Kong, que se destaca por sua habilidade de planar usando os cabelos como hélice.

    É o melhor jogo de plataforma de todos os tempos? É a melhor trilha sonora dos videogames?

    Esse é mais um episódio da série Remakes!

    //

    INSIDER | A Insider agora apoia o 99Vidas. Use o cupom 99VIDAS aproveita 15% de desconto e renove seu guarda roupas!! https://creators.insiderstore.com.br/99VidasALURA | Estude na Alura, a maior escola de tecnologia on-line do Brasil! Acesse o nosso link e ganhe 15% de desconto na matrícula! https://alura.com.br/99vidas

    Más Menos
    2 h y 24 m
  • 99Vidas 672 - Como eram os Aniversários Infantis nos anos 80 e 90
    Jun 10 2025

    Jurandir Filho, Felipe Mesquita, Evandro de Freitas e Bruno Carvalho batem um papo sobre momentos muito especiais. Quem viveu a infância nos anos 80 e 90 guarda na memória um tipo muito especial de aniversário infantil. As festas daquela época tinham um charme simples, mas carregado de emoção, alegria e, acima de tudo, autenticidade. Eram eventos caseiros, com muita participação da família, e recheados de tradições que marcaram uma geração inteira. Não havia animadores profissionais, brinquedões de shopping ou telas por todo lado. As brincadeiras eram simples, mas muito divertidas. Tinha dança das cadeiras, estátua, corrida do saco, cabo de guerra e a clássica batata quente. Quando a festa era no quintal ou na garagem, a criançada se virava com esconde-esconde, pega-pega ou futebol improvisado com chinelo como trave. A interação era direta, olho no olho, com risadas genuínas e joelhos ralados.

    O cardápio era quase sempre o mesmo — e isso era maravilhoso. Brigadeiro enrolado na mão, beijinho com cravo-da-índia, cajuzinho, gelatina colorida em copinhos, pipoca na panela, cachorro-quente com purê e batata palha, guaraná direto da garrafa de vidro e aquele bolo fofo coberto com glacê bem doce, recheado com doce de leite ou brigadeiro, com confetes por cima. Tudo feito pela mãe, avó ou tia, com aquele toque de carinho que só elas sabiam dar. O som da festa era garantido por uma fita K7 ou um vinil tocando na vitrola. As trilhas sonoras iam de Balão Mágico, Trem da Alegria, Xuxa, Eliana e Mara Maravilha até os temas de desenhos como “He-Man”, “She-Ra”, “Cavaleiros do Zodíaco” e “Ursinhos Carinhosos”.

    Os aniversários dos anos 80 e 90 eram verdadeiras celebrações da infância. Simples, barulhentos, caseiros e cheios de amor. Era uma alegria que não precisava de muito para acontecer. Hoje, temos outros recursos e possibilidades, mas aquela essência das festas antigas — a da brincadeira pura, da comida feita em casa e da música que embala até hoje nossa memória — continua insubstituível.

    Esse é mais um episódio do Estilo 99Vidas!

    - ALURA | Estude na Alura, a maior escola de tecnologia on-line do Brasil! Acesse o nosso link e ganhe 15% de desconto na matrícula! https://alura.com.br/99vidas

    Más Menos
    1 h y 38 m
  • 99Vidas 671 - A Decepção com o Mercado de Videogames Atual
    May 31 2025

    Jurandir Filho, Felipe Mesquita, Evandro de Freitas e Bruno Carvalho batem um papo sobre a atual situação do mercado de videogames. Os games, que já foi símbolo de inovação, criatividade e acessibilidade para milhões de pessoas, vive hoje um momento profundamente decepcionante. O que antes era paixão compartilhada por jogadores de diferentes classes e idades, está se tornando um passatempo cada vez mais elitista, caro e desanimador. Os preços dos jogos e consoles atingiram patamares absurdos. Um lançamento pode facilmente custar mais de R$ 350 no Brasil — e isso sem contar edições especiais, passes de temporada e microtransações. Mesmo em mercados internacionais, os valores não param de subir, fazendo com que o acesso aos games se torne restrito a uma parcela cada vez menor da população. Jogar está se tornando um luxo, não um entretenimento acessível.

    Essa elitização (já existendo há bastante tempo) é apenas parte do problema. A indústria tem enfrentado uma onda de demissões em massa e o fechamento de estúdios independentes e até mesmo grandes desenvolvedores. Empresas com décadas de história estão sucumbindo à pressão de um modelo de negócios cada vez mais insustentável, movido por acionistas e metas trimestrais, em vez de criatividade e paixão pelo que fazem. Além disso, a qualidade dos lançamentos caiu drasticamente. É raro ver mais de dois ou três jogos realmente memoráveis por ano. Muitos títulos chegam inacabados, repletos de bugs, ou dependentes de updates pós-lançamento para sequer funcionarem direito. O foco se deslocou da experiência para a monetização: loot boxes, DLCs caros, season passes e outros artifícios viraram regra. A alma dos jogos está sendo substituída por métricas de retenção e monetização.

    O que está acontecendo?

    =(PATROCÍNIO) ALURA | Estude na Alura, a maior escola de tecnologia on-line do Brasil! Acesse o nosso link e ganhe 15% de desconto na matrícula! https://alura.com.br/99vidas

    (BÔNUS) Gosta do 99Vidas? Quer escutar um podcast EXTRA toda semana? Venha fazer parte do nosso clube de assinatura! São mais de 300 edições EXCLUSIVAS! Sai uma edição nova toda sexta-feira!!! https://99vidas.com.br/bonus/

    Más Menos
    1 h y 43 m
  • 99Vidas 670 - Na TV: Cinema em Casa, o maior concorrente da Sessão da Tarde!
    May 24 2025

    Jurandir Filho, Felipe Mesquita, Edu Aurrai, Evandro de Freitas e Bruno Carvalho batem um papo sobre os filmes que passavam no Cinema em Casa. Durante anos, a televisão aberta no Brasil foi marcada por uma intensa disputa nas tardes dos dias úteis. De um lado, a poderosa Sessão da Tarde, da Globo, com sua marca registrada de filmes leves, comédias adolescentes e clássicos dos anos 80 e 90. Do outro, o SBT vinha com o Cinema em Casa, uma faixa de filmes que conquistou gerações e se tornou um dos programas mais lembrados da história da emissora de Silvio Santos.

    O Cinema em Casa foi exibido de 1988 até 2011, tornando-se um verdadeiro ritual para quem chegava da escola, almoçava e ligava a TV. A proposta era simples: exibir filmes diferentes, de terror, suspense e até mesmo alguns títulos mais ousados, dependendo da fase da atração. A atração apostava em filmes B, produções esquecidas e até em sucessos inusitados. Isso dava um charme especial ao programa — o inesperado fazia parte da experiência.

    Ao longo dos anos, o programa exibiu diversos clássicos que marcaram época. Alguns dos mais lembrados são: "Brinquedo Assassino", "O Ataque dos Vermes Malditos", "A Hora do Pesadelo", "Namorado de Aluguel", "O Último Americano Virgem", "Starman: O Homem das Estrelas", "Rambo: Programado Para Matar", "O Exterminador do Futuro", "Braddock: O Super Comando", "O Exorcista" e mais.

    Essa é mais uma edição da nossa série Na TV!

    - ALURA | Estude na Alura, a maior escola de tecnologia on-line do Brasil! Acesse o nosso link e ganhe 15% de desconto na matrícula! https://alura.com.br/99vidas

    Más Menos
    1 h y 26 m
  • 99Vidas 669 - Alex Kidd in Miracle World, o clássico mascote do Master System
    May 16 2025

    Jurandir Filho, Felipe Mesquita, Edu Aurrai, Evandro de Freitas e Bruno Carvalho batem um papo novamente sobre "Alex Kidd in Miracle World". Antes do Sonic correr pelas colinas verdes da SEGA, havia um pequeno herói cabeçudo de macacão vermelho e punhos poderosos que carregava a missão de enfrentar o mal e salvar o reino de Radaxian: Alex Kidd. Lançado em 1986 para o Master System, o jogo se tornou um dos mais icônicos da SEGA e marcou profundamente a infância de uma geração.

    Misturando ação, plataforma e um toque de puzzle, o jogo apresentava uma jogabilidade inovadora para a época. Alex não apenas pulava nos inimigos — ele os socava! E mais: tinha que vencer chefes em batalhas de... pedra, papel e tesoura! Era um detalhe curioso, imprevisível e único que dava personalidade ao game. Além disso, "Alex Kidd in Miracle World" trazia fases variadas, veículos como motocicleta e helicóptero, e uma trilha sonora cativante que até hoje ecoa na mente dos fãs. O jogo era desafiador, sem sistema de password ou save, exigindo dedicação e memorização — características marcantes da era 8-bit.

    Alex Kidd pode não ser o mascote mais famoso da SEGA, mas seu legado vive forte na memória de quem cresceu com o Master System. Ele é, sem dúvida, um dos pilares do início da era dourada dos videogames.

    Essa é mais uma edição da nossa série Remakes!


    =

    ALURA | Aniversário da Alura e quem ganha presente é você!!! Aproveite 20% de desconto nos planos de 1 ano!!! E se optar por 2 anos, o desconto é ainda maior: 28%! CORRE!!! ➡️ https://www.alura.com.br/99vidas 😉

    Más Menos
    1 h y 43 m
  • 99Vidas 668 - GTA 6: adiamento, hype e trailer 2 sensacional absurdo do caralh*
    May 9 2025

    Jurandir Filho, Felipe Mesquita e Evandro de Freitas batem um papo sobre o segundo trailer de "GTA 6". A Rockstar Games liberou o vídeo alguns dias depois de anunciar o adiamento do jogo para 2026. O estúdio confirmou que todas as cenas exibidas no novo trailer foram capturadas diretamente de um PlayStation 5, sem uso de PCs ou modelos aprimorados como o PS5 Pro. E o vídeo é composto por partes iguais de gameplay e cutscenes. É realmente possível? Qual o limite da Rockstar? É o maior hype da história dos videogames? O que esperar da dupla Jason e Lucia? Os coadjuvantes vão ter desenvolvimento? Como vai ser dividido esse estado chamado Leonida? Conversamos sobre os easter eggs, os segredos e os detalhes inscríveis do trailer!!!

    - Trailer 2 oficial de GTA 6

    - ALURA | Imersão IA com Alura e Gemini: mergulhe agora em IA generativa! 5 aulas gratuitas para você aprender sobre LLMs, criar prompts eficazes e criar um projeto real usando IA! Inscreva-se agora e avance na sua carreira: https://alura.tv/99vidas-imersao-ia-2025

    Más Menos
    1 h y 12 m