Autores e Livros Podcast Por Rádio Senado arte de portada

Autores e Livros

Autores e Livros

De: Rádio Senado
Escúchala gratis

Acerca de esta escucha

Revista literária com entrevistas com autores, poesias, dicas de livros e também notícias sobre o mundo da literatura e as últimas publicações do Senado Federal Apresentação: Anderson Mendanha Produção: Anderson Mendanha, Ana Beatriz Santos e Ritta Zumba Sábado, às 17h, e domingo, às 9h, pela Rede Senado de Rádio. Disponível na internet e nas plataformas de podcasts às sextas-feiras.Senado Federal Arte Historia y Crítica Literaria
Episodios
  • “As Mulheres do Soneto” revela a jornada de um filho atrás da musa do pai
    May 23 2025
    O programa Autores e Livros desta semana traz três destaques da literatura contemporânea. Na entrevista, a escritora Dayse Lourenço fala sobre seu romance de estreia, “As Mulheres do Soneto”. A obra narra a busca de Carlos, um menino que, ao encontrar um soneto e duas cartas escondidas no escritório do pai, se lança na missão de descobrir quem é a misteriosa mulher que inspirou os versos. A busca pela musa acompanha sua vida, atravessando infância e amadurecimento, sempre guiado pelas mulheres que cruzam seu caminho. Outro destaque é “Amâncio”, do escritor e dramaturgo pernambucano Ronaldo Fernandes. O livro aborda, de forma sensível e fragmentada, a solidão do homem negro homossexual. Através das memórias de Amâncio, o autor discute temas urgentes como racismo, machismo, homofobia, identidade e resistência. O programa também apresenta o lançamento de “Geografia do Tempo”, do diplomata e escritor Ary Quintella. Atualmente em missão na Angola, Ary convida o leitor a uma viagem por cidades como Londres, Seul e Quito, entrelaçando memórias, literatura, arte e história. A obra reflete sobre o tempo e a vida, misturando experiências pessoais com reflexões sobre grandes personagens históricos e culturais.
    Más Menos
    28 m
  • Edgard Zanette
    May 22 2025
    O programa Autores e Livros Dose Extra apresenta uma nova e potente narrativa da literatura contemporânea brasileira: o romance “Café com Caxiri”, do escritor e doutor em Filosofia Edgard Zanette. Publicado pela Editora Labrador, o livro mergulha na realidade dos excluídos e dá voz aos que costumam ser invisíveis na sociedade. Com 224 páginas, a obra é narrada principalmente por João, personagem que o leitor acompanha desde a infância até a vida adulta. Neto de uma empregada doméstica e criado em meio à dureza da rotina 6x1, João carrega em si as marcas da pobreza, da solidão e das dificuldades na escola. É nesse cenário que ele cresce como um sonhador, tentando romper os limites impostos por sua condição social. Com raízes indígenas, herdadas da avó que enfrenta o Alzheimer, João se vê impelido a descobrir mais sobre sua origem nortista após a revelação de um segredo familiar. Essa busca pessoal é um dos pontos centrais do livro, que toca em temas como identidade, opressão feminina, bullying, alienação parental, luta de classes e, claro, filosofia. Na entrevista, Edgard Zanette fala desse livro, de filosofia e da sua literatura e ainda sobre o estado de Roraima.
    Más Menos
    23 m
  • A alimentação popular brasileira na visão de Alexandre Staut
    May 16 2025
    O programa Autores e Livros desta semana traz uma conversa especial com o escritor Alexandre Staut, autor de O Caldeirão da Velha Chica e outras histórias brasileiras. A obra é uma coletânea de contos que mergulha no imaginário popular do Brasil e apresenta uma pesquisa apaixonada sobre a alimentação brasileira, fruto de mais de 15 anos de investigação informal. Combinando jornalismo literário, relatos de viagem, história oral, antropologia e toques de ficção, Staut utiliza uma linguagem acessível e poética para valorizar tradições, lendas e saberes populares. Seus textos resgatam personagens e histórias do Brasil profundo, especialmente das regiões interioranas e rurais, conectando cultura, memória e identidade. Entre os lançamentos literários comentados no programa, destaque para o livro Teatro Lambe-lambe: uma parição brasileira, assinado por Amara Hurtado, Denise Di Santos, Jirlene Pascoal, Mariana Baeta e Sérgio Maggio. A obra faz um mergulho na história e nas linguagens do Teatro Lambe-lambe, técnica de teatro de bonecos em miniatura. O projeto nasceu da inquietação do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas, do Distrito Federal, pioneiro no movimento da arte lambe-lambeira no Centro-Oeste. Outro destaque do episódio é a nova edição do ensaio Profissões para mulheres, de Virginia Woolf, lançado pela Editora Maralto. Com tradução da escritora Adriana Lisboa e ilustrações inéditas da artista Marilda Castanha, a obra dá nova vida ao clássico texto, publicado originalmente em 1931 como uma palestra. A edição especial combina texto e imagem para reforçar a atualidade da reflexão de Woolf sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no mundo profissional e intelectual.
    Más Menos
    28 m
adbl_web_global_use_to_activate_T1_webcro805_stickypopup
Todavía no hay opiniones