Episodios

  • #7: Francisca Ferreira/Jorge Costa: "Escrevemos este livro para contar uma história às nossas filhas. Um livro sobre dinheiro sem nunca ter sido escrita a palavra dinheiro"
    Jul 29 2025

    A importância do valor da poupança, do dinheiro e do investimento e a necessidade de passar estas ideias junto dos mais novos foi o mote para Francisca Ferreira e Jorge Costa avançarem para a edição do livro “A Árvore das Patacas”. O livro narra a ligação entre dois amigos: Eduardo e Miguel e o mistério que um dos amigos cria na cabeça do outro quando lhe conta que há em casa uma árvore das patacas

    Más Menos
    24 m
  • #6: Jorge Marques: "Gostava de um dia escrever um livro a um ritmo muito lento. Sou tomado por uma ansiedade de chegar ao fim"
    Jul 22 2025

    Jorge Marques assume-se um escritor dos lugares e um homem de contrastes. Formado em Gestão de Recursos Humanos, sempre foi um apaixonado por pessoas. Geri-las foi só um pormenor. Nos livros, faz da paisagem ponto forte e encontra nos lugares o mote para a ação e para as características que dá às personagens. Nos últimos anos lançou "O Canto das Pedras do Rio", "Mar das Guitarras", "As Cores da Memória", "Sinfonia dos Sentidos" e "Um Tempo sem Pressa".

    Más Menos
    33 m
  • #5: Joana Pimenta e Isabel Silva: "Há crianças que vivem uma vida plena e há quem viva décadas e décadas sem o conseguir"
    Jul 15 2025

    O livro “Cuidados Paliativos Pediátricos – Perspetivas Multidisciplinares”, com coordenação de Isabel Silva, Ana Bártolo e Joana Pimenta aborda a doença terminal em crianças e jovens. A importância da comunicação, do acompanhamento e de dar vida à vida. Estes e outros tópicos estão reunidos numa obra feita de testemunhos e de histórias reais. Na relação com crianças e jovens em estado terminal e as suas famílias, Joana Pimenta e Isabel Silva dizem aprender diariamente a dar importância às pequenas conquistas

    Más Menos
    27 m
  • #4: Joana de Almeida: "A poesia salva-me. Escrevo para me expressar"
    Jul 8 2025

    A poesia completa-a. Joana de Almeida nasceu em 1990 em Penalva do Castelo. Estudou genética, trabalha em investigação clínica e escreve, escreve, escreve, nos intervalos da vida. Em 2024 criou uma página, que chamou de “as palavras não são minhas”, para publicar textos. Ao início, a página era anónima, meses depois, revelou-se e daí, muito daí, nasceu o livro “Engoli a Lua”, publicado agora em Portugal e no Brasil. Costuma também dizer que por vezes só entende, algum tempo depois, os versos que escreve

    Más Menos
    27 m
  • #3: José Rodrigues: "As minhas personagens têm de ser imperfeitas. Só vejo pessoas que fazem tudo bem"
    Jul 1 2025

    José Rodrigues e a cidade de Viseu têm ligação de sempre. Nasceu e vive em Viseu e foi também na cidade de Viriato que viu o futebol ocupar-lhe tardes, tardes e tardes na infância. Hoje, já adulto, os números dominam-lhe a vida profissional, mas nunca escondeu a paixão pelas letras. Já lançou seis romances. O último chama-se "O Quinto Pescador"

    Más Menos
    28 m
  • #2: Acácio Pinto: "Tenho dúvidas de que os nossos jovens leiam muito"
    Jun 24 2025

    Lançou recentemente "O Leitor de Dicionários" e é nos livros que encontra um dos pilares da vida. A Geografia e o gosto pelos lugares é outra das paixões da vida de Acácio Pinto. Ligado ao ensino como professor de Geografia, para além das viagens aos livros que escreveu, aborda a escola, os livros e os jovens

    Más Menos
    33 m
  • #1: Gabriel Carlos: "Um fadista canta o Fado quando põe na voz a sua forma de ler o poema"
    Jun 17 2025

    Gabriel Carlos é um dos nomes maiores do fado regional e nacional. Com uma carreira de vários anos ligados à canção portuguesa, decidiu prestar tributo aos fadistas e músicos de Viseu com o lançamento do livro "A História do Fado em Viseu"

    Más Menos
    37 m