Episodios

  • Júlia Lopes de Almeida - In Extremis (conto)
    Jul 4 2025
    “In extremis” é conto que envolve e comove, de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), publicado no livro Ânsia Eterna (1903). O termo latino, que significa em caso extremo, no último momento ou por um triz, vai narrar o triângulo amoroso de dr. Seabra, o marido experiente de sobrancelhas grisalhas, com sua fresca e jovem esposa Laura e o jovem moribundo Bruno Tavares. O moço, nunca se declarara, mas a amizade que ambos mantinham - e era espiada com ciúmes mordidos pelo marido, abordava várias nuances do ideal do amor: poesia, flores, luar e estrelas, música, e outros, com ardor e esperança. O conto inicia com o casal se arrumando para ir à corrida de cavalos, quando dr. Seabra, admirando sua esposa, resolve propor a ela que passem antes à casa de Bruno Tavares, posto que, sabedor da amizade de ambos, acha melhor avisar que Bruno está muito mal, à beira da morte. A história se faz de silêncio e de olhares, sensibilizando o leitor até o ponto culminante de ação dos personagens. Fica claro a eles e a quem está lendo, que Laura pode agir para salvar (a alma) do seu amor, com o leite da sua carne, o sangue da sua vida. Mas é muito bonita a opção narrativa, posto que constrói-se um gesto sem a volúpia e a paixão sensual, mas com piedade e ternura, como se Laura acabasse por amá-lo "como mãe”. Tudo isso, apenas após a autorização do marido, igualmente através do olhar, que ela suplicou sem palavras, quando viu Bruno desfalecendo. Nesta construção, nas entrelinhas, Júlia trabalha a pauta da emancipação das mulheres. A escritora foi uma das primeiras feministas brasileiras. Boa leitura!✅ Torne-se MEMBRO do CLUBE LEITURA de OUVIDO: encontros virtuais mensais, com notas de rodapé ao vivo e interação entre os leitores e Daiana Pasquim. Para isso, faça um apoio a partir de R$ 20 mensais:👍 Chave PIX:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Ou pelo financiamento coletivo:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ https://apoia.se/leituradeouvido⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Se você é escritor(a) e gostaria de comissionar um episódio produzido por nós, escreva para leituradeouvido@gmail.com 📞 Entre em contato:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Direção e narração:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@daianapasquim⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@lplucas⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Uma produção:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@rockastudios⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Padrinho:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@miltonhatoum_oficial⁠⁠Conheça o #Desenrole seu Storytelling, curso de Daiana Pasquim: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://bit.ly/desenrolecomleitura⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Para adquirir o Trincas e/ou o Verde Amadurecido, livros escritos pela Daiana Pasquim, escreva para leituradeouvido@gmail.com
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    37 m
  • Arthur Conan Doyle - O Gato Brasileiro (conto)
    Jun 27 2025

    “O gato brasileiro (1898) é conto de Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) no qual temos uma curiosa ponte Brasil-Inglaterra, no século XIX. É narrado por Marshall King, sobrinho do rico Lord Southerton, de quem ele esperava herdar dinheiro suficiente para sustentar seu futuro. Mas o tio era mesquinho e ele tenta acesso ao seu sustento indo visitar no solar de Greylands, o primo desconhecido Everard King, que vai se revelar um lobo em pele de cordeiro, apesar de Marshall ouvir de todos muitos elogios para seus parentes. Acontece que o narrador é também mercenário e interesseiro. O primo tinha retornado recentemente do Brasil e morava numa propriedade extensa, na qual espalhou diversos animais exóticos trazidos do país tropical para a Inglaterra. Havia pássaros, cervo, javali, tatu e, o que ele chamava de jóia da coleção, o gato brasileiro, que media três metros e meio e ele comprou na região de selva na nascente do Rio Negro. O primo se demora para apresentá-lo o exemplar e seus hábitos, pois tem imenso encanto pelo gato brasileiro. Neste conto de Conan Doyle - que não há Sherlock Holmes em ação! -, evoca igualmente a necessidade dedutiva do leitor, para descobrir os passos de vilania que vão se desenrolando na história. O que move os dois homens é o dinheiro e poder. Um texto que permite contemplar um desenlace duvidoso da natureza humana. Boa leitura!


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    1 h y 19 m
  • Eduardo Barchiesi - Vida Moinho (poesia)
    Jun 26 2025
    “Vida Moinho” (2019) é o livro de poesias que dá continuidade à carreira literária do escritor paulista e engenheiro metalúrgico Eduardo Barchiesi (1944). Aqui está uma seleção de dez, dos pouco mais de 40 poemas publicados de maneira independente, neste episódio bônus do Leitura de Ouvido, comissionado pelo autor, na estreia deste nova possibilidade de vitrine aos autores contemporâneos, no podcast que transforma linhas em ondas sonoras. Hoje você vai conhecer: “A dor das coisas que não passam”, “Amor crespuscular”, “De pernas pro ar”, “Dear Mr. Charles Darwin”, “Epifania”, “Letras fatais”, “O céu da cidade”, “Pavio curto”, “O universo e a mosca na sopa” e o homônimo “Vida Moinho”. Seu poemário trabalha a vida e a subjetividade humana a partir do encontro do trágico e do cômico. Com uma ironia fina e jogos de palavras, a obra explora o eu a partir dos encontros e desencontros do eu com o Outro. O livro aborda o drama desse Eu persona poética em suas relações tragicômicas com um Tu (representado pelo próximo) e com alguns Eles (que são os outros) num contexto bem comezinho. A partir desse jogo, os poemas apontam as possíveis consequências dessas interrelações na vida das pessoas, tratando assim daquilo que constrói, define e afeta a subjetividade humana. O livro pode ser adquirido direto pelo autor, que reside em Vinhedo, São Paulo. Siga-o nas redes sociais (@eduardo_barchiesi). Boa leitura!Se você é escritor(a) e gostaria de comissionar um episódio produzido por nós, escreva para leituradeouvido@gmail.com Conheça o #Desenrole seu Storytelling, curso de Daiana Pasquim:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://bit.ly/desenrolecomleitura⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Para adquirir o Trincas e/ou o Verde Amadurecido, escreva para leituradeouvido@gmail.com✅ Torne-se MEMBRO do CLUBE LEITURA de OUVIDO: encontros virtuais mensais, com notas de rodapé ao vivo e interação entre os leitores e Daiana Pasquim. Para isso, faça um apoio a partir de R$ 20 mensais:👍 Chave PIX:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Ou pelo financiamento coletivo:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/leituradeouvido⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠📞 Entre em contato:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠leituradeouvido@gmail.com⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Direção e narração:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@daianapasquim⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@lplucas⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Uma produção:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@rockastudios⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Padrinho:⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@miltonhatoum_oficial⁠
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    36 m
  • Lançamos o CLUBE LEITURA de OUVIDO. Participe!
    Jun 25 2025

    O Clube Leitura de Ouvido vai ser um ambiente muito especial para os superfãs do podcast que transforma linhas em ondas sonoras. Uma vez por mês, vamos nos encontrar numa sala virtual, quando Daiana Pasquim vai realizar as Notas de Rodapé ao vivo, de episódios já publicados no podcast. Ela vai contar curiosidades da produção, falar do autor, fazer análise do texto; e os membros do Clube Leitura de Ouvido vão interagir com suas leituras!
    Vamos enviar o texto-tema com antecedência, para que você possa escutar, ler anotando, pra interagir bastante em cada encontro. Pra nós também vai ser uma forma fluída de sempre ter interações para seguir melhorando nosso trabalho.
    Para se tornar membro, entre em nosso financiamento coletivo a partir de R$ 20 mensais, em https://apoia.se/leituradeouvido
    Ou Apoie pela chave PIX: leituradeouvido@gmail.com


    O que pedimos é sempre o mínimo, para seguirmos com os microfones ligados.

    Mês de junho entrou para a tradição como o de maior karma na história do LdO. Ano passado, foi quando anunciamos que corríamos sério risco de não conseguir manter o podcast!Em 2025, tivemos essa redução drástica! Soluções criativas e ainda mais recompensas é o que estamos tentando fazer, para conseguir continuar com a publicação gratuita dos episódios, todas as sextas-feiras. Se não houver apoio, o podcast vai ter que parar...Por isso, o Clube Leitura de Ouvido é uma nova recompensa. Esperamos que, com o encontro virtual mensal e ao vivo, mais pessoas se interessem em apoiar. E quem parou, possa retornar.


    Nossa equipe guerreira de duas pessoas, segue se desdobrando para produzir, sem falta, todas as semanas.
    Direção, curadoria e narração: Daiana Pasquim - https://www.instagram.com/daianapasquim/
    Direção, edição, trilha de abertura, arte de capa: Lucas Piaceski - https://www.instagram.com/lucaspiaceski/
    Uma produção da nossa Rocka Studios

    https://youtu.be/tN9FGFoP59Q


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    4 m
  • Virginia Woolf - Abadias e Catedrais (ensaio)
    Jun 20 2025

    “Abadias e catedrais” é um ensaio de Virginia Woolf publicado originalmente na revista Good Housekeeping em maio de 1932, que hoje pode ser lido em Cenas Londrinas. É um tipo de texto contemplação da vida, no qual a escritora britânica traça um panorama sobre como as coisas funcionam, a partir dos status sociais que conquistam, em especial, após a morte. Ela centra-se em tentar responder: “Onde então ir-se em Londres para encontrar paz e a certeza de que os mortos dormem e descansam em paz?” Entre as necessidades humanas, a agitação da juventude ou a tristeza da velhice, é preciso ter discernimento. De um lado, um local onde "os mortos dormem em paz, sem provar nada, sem testemunhar nada, sem exigir nada exceto que desfrutemos a paz que seus velhos ossos nos fornecem”; de outro, “Pare, reflita, admire, fique atento a seus próprios rumos - essas antigas placas estão sempre nos aconselhando e exortando”. Todo o ensaio se constrói a partir da comparação entre três espaços sacros: a Catedral St. Paul, que é nobre, mas não misteriosa e onde os túmulos estão em colunas, abrigando estadistas com seus uniformes e medalhas; a Abadia de Westminster, onde jazem reis, rainhas, duques e príncipes, aos quais Virginia questiona as virtudes - além de terem sido bem-nascidos; e St. Clement Danes, onde narra a celebração de um casamento, paralelo aos burburinhos da vida moderna. Boa leitura!


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    35 m
  • Leandro Gomes de Barros - História do Cachorro dos Mortos (cordel)
    Jun 13 2025

    “História do cachorro dos mortos” é um poema de literatura de cordel do paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918) que narra uma tragédia, causada por um homem mal caráter, que dizima uma família completa de cinco pessoas. Resta apenas um cachorro, chamado “Calar”, que sem articular palavras, vai realizar uma saga dantesca para desmascarar o assassino de seus donos. No instante da morte da moça Angelita, ela pele a Calar que vingue a sua família, evocando três testemunhas: o cachorro, a árvore gameleira e as flores. O crime de emboscada acontece em uma encruzilhada que será palco de outros momentos da narrativa. Acompanhamos a história do cachorro por três anos, posto que se inicia em 1806 e se conclui em 1809, na Bahia. E após vingar a morte dos donos, quando o cão fiel busca ficar junto aos seus, o narrador conta a história da adoção de Calar, um competente e fiel cão caçador. Diferenciado neste cordel é que Leandro Gomes de Barros reserva à última estrofe, um acróstico com as letras de seu nome, o que nos faz pensar que teria inspirado a história em um acontecimento real, ocorrido em solo bahiano. Fato é que este poema de cordel revela como a alma humana pode ser vil e como o cachorro por ser fiel. Há no texto personagens humanos bons, que conduzem as descobertas de pistas, que o cachorro esforça-se para dar. E a família dizimada também era de boa fé e trabalhadora. Com estes elementos, o texto tece uma capciosa crítica social.

    Boa leitura!


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    53 m
  • Grazia Deledda - Romance Mínimo (conto)
    Jun 6 2025

    “Romance Mínimo” é um conto sardo da escritora Grazia Deledda (1871-1936), primeira italiana a ser agraciada com o Nobel de Literatura, em 1926. Não se engane com o título no diminutivo, pois o amor que o protagonista irá descrever pode matar se não for correspondido: “jovem, rico, belo e aristocrático como eu”, qualifica-se. O conto é rico em ambientação, compõe-se uma história romântica em descrições, com dois jovens apaixonados, uma paixão fulminante, que é rememorada vinte anos depois, retornando à época em que ele era um elegante estudante de Direito. Toda a história se faz com três personagens, perpassando as emoções da nobre família dos Maxu, a mais rica da aldeia, dos seus 16 aos 23 anos, com seu pai aristocrático cavaleiro montanhês que vivia caçando javalis nos imensos bosques de azinheiras; e a prima órfã Gabriella, ou Gella, que chega à casa deles com 14 anos. Enquanto vai se apresentando e contando suas vivências, o menino, que não revela seu nome, centra os ocorridos no sobrado fresco e alegre da família, que lembra uma casinha chinesa de porcelana. Boa leitura!


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  • Eça de Queirós - Um Poeta Lírico (conto)
    May 30 2025

    “Um poeta lírico” (1880) é conto de Eça de Queirós (1845-1900) para conhecermos a história de Korriscosso, um jovem grego poeta apaixonado que, por uma série de fatores, acaba tendo que trabalhar servindo no restaurante de um hotel, em Londres. É ali que o nosso narrador viajante vai conhecer o rapaz, que "era um carão longo e triste, muito moreno, de nariz judaico e uma barba curta e frisada, uma barba de Cristo em estampa romântica”. Aqui se tem uma das tiradas descritivas de Eça, mas o texto é repleto delas, pois é muito bem ambientado em cenários e personagens. Faz envolventes descrições da guarda-livros do hotel, do amigo Bracolletti, de Fanny, por quem Korriscosso está apaixonado. Mas a frase mais pungente do texto é: "o serviço impede-lhe o trabalho.” Ao narrar a desventura do poeta frustrado, leva o leitor a refletir sobre todos os serviços que impedem uma pessoa de fazer o que realmente gosta. O narrador viajante de Eça irmana-se muito com o próprio autor, pois Eça foi um escritor muito viajado e as suas obras são repletas de descrições de viagens. O conto tem a potência de inserir o leitor em um domingo ou em uma estadia, em Londres. Boa leitura!


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