Memórias de Francisco Pinto Balsemão Podcast Por Expresso arte de portada

Memórias de Francisco Pinto Balsemão

Memórias de Francisco Pinto Balsemão

De: Expresso
Escúchala gratis

Acerca de esta escucha

Nestas memórias, Francisco Pinto Balsemão guia-nos pelas suas origens beirãs, pela extensa família, pelo bairro da Lapa, a Quinta da Marinha, a Duque de Palmela e o mundo das suas viagens; mas leva-nos também ao universo da sua infância, ao Liceu Pedro Nunes, à Faculdade de Direito, à Força Aérea e à sua incursão pelo ensino universitário. Não fica, no entanto, por aqui: abre-nos as portas das empresas familiares, do Diário Popular, do Expresso, da SIC, e não só; apresenta-nos os meandros da política – no seu melhor e no seu pior –, desde a aventura da Ala Liberal e o PSD, até hoje não esquecendo alianças e traições.

Muitas histórias, onde perpassam aventuras e devaneios, mas nas quais sobressaem os amigos e, primordialmente, a mulher, os filhos e os netos. Aqui se escalpeliza toda uma vida, um percurso ímpar que contribuiu decisivamente para formar o Portugal de hoje.

'Memórias' é uma janela aberta para a vida de Francisco Pinto Balsemão e uma visita guiada pelo seu caminho e pela sua obra.

Com o objetivo de partilhar mais ampla e gratuitamente a sua vida e obra com o grande público, todo o livro é reproduzido em quatro temporadas de podcast, num total de 24 episódios.

'Memórias de Francisco Pinto Balsemão' é um podcast do Expresso, editado pela agência de inovação Instinct a partir da voz de Francisco Pinto Balsemão, com sonoplastia de João Luís Amorim, coordenação de Mónica Balsemão e Joana Beleza, direção de João Vieira Pereira.

Baseado na obra homónima publicada pela Porto Editora, contou ainda com a participação especial de Clara de Sousa na leitura de capítulos e subtítulos.

2025 Expresso
Ciencias Sociales Mundial
Episodios
  • Saída da Política (1983-1986 e depois)
    May 23 2025

    Neste episódio, Francisco Pinto Balsemão conta pormenores dos bastidores da saída da vida política ativa, entre 1983 e 1986. Após deixar o cargo de Primeiro-Ministro por vontade própria, Balsemão enfrentou o isolamento dentro do PSD, a indiferença dos seus pares e a dissolução de alianças políticas. Num relato franco, descreve o Congresso de Montechoro, o afastamento do Parlamento e a breve passagem pelo Parlamento Europeu, marcada por desilusões e disputas internas.

    Lembra também a sua tentativa de manter-se relevante através do Instituto Francisco Sá Carneiro, onde liderou iniciativas inovadoras e formativas, e a sua resistência em aceitar cargos que o afastariam do jornalismo e da comunicação social.

    O percurso de um homem dividido entre a lealdade ao partido e a frustração com as “máquinas trituradoras” da política, que sacrificam os seus próprios líderes em nome da sobrevivência - afirma Balsemão.

    Mesmo afastado da vida política ativa, o fundador do Expresso nunca deixou de observar, influenciar e participar, mantendo viva a chama de um ideal político que foi sempre maior do que qualquer cargo.

    No próximo episódio entramos na IV temporada, depois da política partidária: o Expresso, a SIC e outras coisas, desde 1983.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    1 h y 40 m
  • O fim da AD (1982-1983)
    May 16 2025

    Neste episódio, Francisco Pinto Balsemão lembra os últimos atos como primeiro-ministro do VIII Governo Constitucional, as eleições autárquicas de dezembro de 1982, a sua demissão do cargo governativo e as etapas que levaram ao IX Governo Constitucional, com Mário Soares como primeiro-ministro, em junho de 1983. "A decisão de sair de Primeiro-Ministro foi um ato de vontade. Vontade de regressar à minha atividade profissional, com a consciência tranquila de ter cumprido o melhor que soube e pude, durante 3 anos full-time, o 'serviço cívico' na política". O líder do PSD explica ainda a sua relação difícil com Diogo Freitas do Amaral (vice-Primeiro-Ministro) e a traição de Marcelo Rebelo de Sousa, assumindo que os partidos políticos "são máquinas trituradoras".

    Por fim, Balsemão reconhece que a sua vocação "foi e será sempre os media, a liberdade de expressão, a relação entre a comunicação social e a democracia".

    O próximo episódio será dedicado à saída da política (1983-1986 e depois).

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    3 h y 11 m
  • Causas de Língua Portuguesa: Timor-Leste, Moçambique e Macau
    May 9 2025

    Neste episódio da III temporada de ‘Memórias’, Francisco Pinto Balsemão lembra ainda os anos em que foi Primeiro-ministro de Portugal. Com especial interesse nas relações internacionais do país e na lusofonia, Balsemão lembra a preocupação prioritária com Timor-Leste e a impotência de Portugal perante a ocupação indonésia, e ainda a primeira visita oficial de um Primeiro-ministro português a Moçambique, a vinda de Samora Machel a Portugal também em visita oficial, e, por fim, a relação com Macau.

    “Lembro também o apoio que, no Expresso, demos à causa timorense, procurando não a deixar cair em termos jornalísticos e também acolhendo, na Rua Duque de Palmela, os exilados políticos. Ramos-Horta ainda hoje lembra esses tempo em que a sede do Expresso era uma espécie de abrigo para ele e alguns mais”, refere o autor.

    No próximo episódio vamos encontrar em destaque o fim da AD (1982-1983).

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    2 h y 29 m
adbl_web_global_use_to_activate_T1_webcro805_stickypopup
Todavía no hay opiniones