Episodes

  • Nestlé aposta na liderança das mulheres para a agricultura regenerativa
    Dec 4 2024

    A Nestlé tem investido amplamente no empoderamento feminino dentro do agronegócio. Na participação no 9º Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio, que aconteceu no mês de outubro, em São Paulo, a companhia apresentou cases em agricultura regenerativa através da história de vida de produtoras que fazem parte dos programas de sustentabilidade Nature por Ninho, Nestlé Cocoa Plan e Cultivado com Respeito, que focam nas cadeias: leite, cacau e café, respectivamente.
    Os programas de sustentabilidade da companhia oferecem treinamento e assistência técnica a mulheres para aumentar a produtividade e a eficiência de suas fazendas. As iniciativas também visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, condições de trabalho justas e direitos humanos, além de incentivar a aplicação de práticas de agricultura regenerativa. Atualmente, 45 mil pessoas são impactadas por esses programas.

    Show more Show less
    3 mins
  • Produtores de banana usam criatividade para evitar perdas
    Dec 2 2024

    A cidade de Piau, localizada na Zona da Mata mineira, é um importante polo de produção de bananas na região. Por ser um produto muito perecível, a cadeia produtiva enfrenta o desafio de lidar com o excedente da colheita e evitar desperdícios. De olho na sustentabilidade e no aproveitamento integral do alimento, produtores locais estão usando a criatividade para transformar a fruta em produtos variados, gerando renda e agregando valor à produção.
    Um exemplo é do casal Elaine e Quintino Moreira, produtores de banana orgânica. A solução para aproveitar melhor a colheita foi investir na agroindústria.
    O casal aproveita as bananas que não seriam vendidas para produzir diversos itens, como banana passa, bananada sem açúcar, farinha de banana verde, bombom e uma barra energética que mistura a fruta com batata-doce e chocolate.

    Show more Show less
    4 mins
  • Programa Futuro no Campo quer estimular permanência de jovens nas atividades rurais
    Nov 29 2024

    A permanência dos jovens no campo e sua sucessão na agricultura familiar são essenciais para a produção de alimentos e a continuidade das atividades agrícolas no Brasil.
    Para o desafio, o Governo de Minas, por meio da Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou o programa Futuro no Campo, com participação do vice-governador Professor Mateus Simões e de jovens rurais de vários municípios mineiros.
    O programa Futuro no Campo quer estimular o protagonismo dessa parcela da população e apoiar os processos de sucessão. A iniciativa é um importante passo diante do envelhecimento populacional no campo.

    Show more Show less
    3 mins
  • Produtores do Rio Grande do Sul buscam novos mercados
    Nov 27 2024

    Os produtores do Rio Grande do Sul ainda estão se recuperando da tragédia das chuvas que castigaram o estado no fim do mês de abril e inicio de maio deste ano. Mais de 400 municípios do estado sofreram danos causados pelo excesso das águas. Lavouras inteiras foram destruídas. E as entidades de apoio aos produtores têm papel relevante na reconstrução. Um exemplo é a Ecobio Produtos Orgânicos que contabilizou perdas significativas.
    A convite da parceria entre a Faemg e o Sebrae Minas, a Ecobio pôde participar da Superminas, a segunda maior feira supermercadista do país, que aconteceu em Belo Horizonte no mês passado.
    A ECOBIO é uma empresa familiar de produtores rurais que industrializam o próprio produto. Produzem orgânicos desde 1984, que como explicou a Nara, tem um mercado em crescimento. Apesar das perdas com as Chuvas, a produção continua.

    Show more Show less
    3 mins
  • Encontro promove etapa de regulamentação do queijo cabacinha no Jequitinhonha
    Nov 27 2024

    Como aumentar lidar com as adversidades climáticas e fortalecer a agricultura familiar foram alguns dos temas discutidos no Encontro do Agronegócio do Vale do Jequitinhonha, realizado no mês passado em Itaobim. O evento reuniu aproximadamente 300 produtores rurais, estudantes, extensionistas e autoridades de 20 municípios do baixo e médio Jequitinhonha.
    Um dos pontos altos do encontro foi a entrega simbólica do projeto de caracterização do queijo cabacinha, uma importante etapa para a regulamentação do produto, que está tramitando junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, fez a entrega simbólica do estudo ao presidente da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Cabacinha do Jequitinhonha (Aprocaje), José Valério de Souza Filho.

    Show more Show less
    3 mins
  • Emater-MG lança cartilha das boas práticas de fabricação de queijos
    Nov 22 2024

    Minas Gerais possui tradição na produção de leite, que se estende por gerações e constitui uma importante fonte de renda para milhares de famílias. A partir dessa atividade secular no estado, surgiu também a cultura de produção de queijos artesanais, que se tornaram referência nacional e vêm conquistando prêmios mundo afora.
    Segundo levantamento da Emater-MG, existem no estado cerca de 7,7 mil agroindústrias familiares de queijos artesanais. São eles: Queijo Minas Artesanal, Requeijão Moreno, Queijo Cabacinha, os queijos artesanais de Alagoa, Mantiqueira de Minas, Serra Geral, Vale do Suaçuí, além daqueles queijos artesanais ainda não caracterizados.
    Diante da relevância da fabricação de queijos artesanais no estado, principalmente entre pequenos produtores, a Emater-Minas está lançando a cartilha “Queijos Artesanais: Boas Práticas de Fabricação”, com orientações sobre os padrões de higiene e segurança em todas as fases da produção, para garantir a total qualidade do produto que chega aos consumidores. A cartilha está disponível para consulta de graça na Livraria Virtual do site www.emater.mg.gov.br.

    Show more Show less
    3 mins
  • Jequitinhonha Alimentos lança “Café Superior”, novo café Premium da marca
    Nov 21 2024

    A Jequitinhonha Alimentos, reconhecida pela excelência na produção de cafés tradicionais, acaba de expandir o portfólio com o lançamento do Café Superior. Da cidade de Capelinha, na região de café da Chapada de Minas, no Vale do Jequitinhonha, a empresa aposta no crescente consumo de cafés gourmets no Brasil, que já representa quase 10% do mercado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
    O Café Superior é elaborado a partir de grão 100% arábica de alta qualidade, com pontos de torra média e notas sensoriais que alcançam quase 80 pontos na escala de cafés premium. A bebida dura, de sabor marcante, é uma verdadeira homenagem à rica tradição do café brasileiro.

    Show more Show less
    3 mins
  • Na terra do chá: café de Minas Gerais amplia mercado na China
    Nov 18 2024

    A conexão entre China e Minas Gerais ganha força por meio do nosso produto mais ilustre: o café. Devido a mudanças nos hábitos de consumo da população chinesa e à capacidade do Estado em atender demandas por alimentos em grande escala, os embarques para o país asiático cresceram mais de 1.000% entre 2019 e 2023. Em 2019, a receita foi de US$ 20,5 milhões com um volume de 135 mil sacas de café. Já em 2023, as vendas atinigiram US$ 250 milhões e 1,2 milhão de sacas. Os dados são da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAPA).
    O crescimento do volume exportado veio acompanhado do aumento no preço da saca de café - foram 40% de valorização nos últimos cinco anos.

    Show more Show less
    4 mins