Dahlia Talks

By: Dahlia Capital
  • Summary

  • Acompanhe em nosso podcast Dahlia Talks os áudios das nossas cartas, entrevistas do time de gestão e demais conteúdos relacionados às nossas teses. Link cartas: https://www.dahliacapital.com.br/blog
    Dahlia Capital
    Show more Show less
activate_Holiday_promo_in_buybox_DT_T2
Episodes
  • Carta Novembro/24: As Duas Batalhas
    Dec 6 2024

    Caros(as) cotistas e parceiros(as),


    Os mercados financeiros frequentemente funcionam como barômetros de confiança global, avaliando em tempo real decisões políticas, eventos geopolíticos e riscos econômicos. Embora não sejam perfeitos, tendendo a reações de curto prazo, eles recompensam previsibilidade e estabilidade, enquanto penalizam incertezas e riscos excessivos.


    Hoje, duas "batalhas" principais moldam o comportamento dos mercados: a crescente tensão comercial entre Estados Unidos e China, e os desafios fiscais enfrentados pelo Brasil. Ambas têm implicações significativas para a economia global e para nossos portfólios. Os mercados financeiros podem enviar sinais das respostas sobre essas políticas. A forma como os governantes reagem pode determinar o desempenho dos ativos em 2025.

    Show more Show less
    9 mins
  • Carta Outubro/24: O mundo mudou?
    Nov 13 2024

    Caros(as) cotistas e parceiros(as),


    O evento recente mais importante para os mercados (e para a geopolítica global) foi a eleição do Presidente Donald Trump nos Estados Unidos. Para alguns, este era um cenário de cauda, representando um risco muito grande para os mercados e o mundo. Porém, não houve tumulto e tudo aponta para uma transição tranquila entre Democratas e Republicanos. Desde a primeira eleição à presidente de Trump até o final de 2019 (para isolarmos a pandemia), será que os mercados se comportaram bem? A bolsa americana (S&P500) subiu 50%, a chinesa (MSCI China) mesmo com a guerra comercial subiu 42% e o Ibovespa, 50%. Nada mal.

    Para os mercados, um dos assuntos que mais impactam mercados emergentes é a potencial implementação de (mais) tarifas de importação. A China, principal alvo do presidente eleito, seria a mais prejudicada. Durante a campanha, Trump mencionou a possibilidade de implementar tarifas de 60% contra todos os produtos chineses. Alguns economistas estimam que esse aumento poderia ter um impacto negativo de 300bps no crescimento chinês em um ano, considerando efeitos diretos e indiretos (redução no consumo e investimentos de empresas, por exemplo). Porém, quando olhamos as exportações chinesas nesses últimos anos, parece que pouca coisa mudou.

    Seguiremos atentos para mais informações sobre as políticas do novo governo americano e novos estímulos na China.

    Show more Show less
    9 mins
  • Carta Setembro/24: O Um Corte
    Oct 8 2024

    Caros(as) cotistas e parceiros(as),


    Em setembro, o movimento mais aguardado do mês foi um corte de juros acima das expectativas do Fed, banco central americano. E o evento mais inesperado foi a sequência de vários anúncios de estímulos na China, menos de uma semana depois do Fed.


    Considerando os anúncios de estímulos na China nas últimas semanas, questionamos se de fato o crescimento chinês relativo ao americano vai voltar a acelerar ou se as medidas almejam somente estabilizar o crescimento nos patamares atuais. De qualquer forma, o ponto mais relevante é que depois de 4,5 anos, o Fed voltou a cortar juros. Essa deveria ser uma ótima notícia para os ativos de risco pelo mundo. O corte de juros nos Estados Unidos (o Um Corte) permite que outros bancos centrais pelo mundo cortem os juros também.

    Show more Show less
    9 mins

What listeners say about Dahlia Talks

Average customer ratings

Reviews - Please select the tabs below to change the source of reviews.