Medicos Hands-on

By: marcelo de lima oliveira
  • Summary

  • Esse é um podcast voltado para informar a população sobre saúde: desmistificar a medicina e ligar a ciência de ponta com a público. Promovido pelo Dr. Marcelo de Lima Oliveira doutor pela Universidade de São Paulo e pelo Dr Edson Bor-Seng-Shu médico livre docente pela Universidade de São Paulo, neurocirurgiões e neurosonologistas.
    marcelo de lima oliveira
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Episodes
  • Transtorno do DÉFICIT de ATENÇÃO e HIPERATIVIDADE: diagnóstico e tratamento. Dr Marcelo Mashura Neurologista Dr pela UNIFESP @dr.marcelomashura
    Dec 17 2024

    A sigla TDH é a sigla usada para transtorno do déficit de atenção / hiperatividade. Existem tres tipos de apresentação do déficit de atenção: 1) predominância desatenta onde o déficit de atenção é predominante, 2) predominância da hiperatividade e 3) apresentação mista com hiperatividade e déficit de atenção. O TDH é um transtorno do neurdesenvolvimento onde condições crônicas em que há fatores genéticos e ambientais que levam a um processo anormal do desenvolvimento do cerebro no utero e primeiros anos de vida levando a repercussões cognitivas e emocionais com impacto negativo na sua vida. Há algumas doenças neste grupo como autismo, dislexia, discauculia, tic e TDH que é o mais prevalente na população (5 a 7% da população). As causas podem ser genéticas em ambientais. O principal fator ambiental são as telas (celulares). Infelizmente os streamings aumentam o consumo de telas e os celulares potencializam este consumo pq as crianças podem assistir a programação de qualquer lugar. Há estudos que mostram alterações de substancias branca, mielina e tractos em crianças com consumo excessivo de telas. Essas crianças podem ter alteração da linguagem, pobreza semântica, redução de QI e dificuldade na atenção. Essa redução na atenção levou a um aumento importante no consumo de vídeos curtos nas redes sociais. Além disso, a criança pode perder a chance de praticar movimentos importantes para desenvolvimento do prorpriocepção, coordenção motora pela falta de atividade física. A média de consumo de tela nos EUA é de 8h. A recomendação é que até dois anos de idade não se consuma tela, no pré escolar no máximo 1h por dia, no escolar 2h por dia e no adolescente 3h por dia. A sociedade tem que rediscutir o tempo gasto diariamente na tela dos celulares. A educação muito permissiva, privação de sono também podem ser causas ambientais de TDH. O TDH tem base genética com 76% de herditariedade. O uso de álcool, cigarro na gestação e prematuridade no nascimento aumentam as chances de TDH. Um TDH não tratado pode ter riscos em diferentes ambientes. Podem ter fracasso escolar, subemprego, divorcio, gravidez precoce, frustração e baixa autoestima, entre outros eventos. Uma criança com TDH leve no início da doença pode até acompanhar outras crianças com desempenho escolar razoável mesmo se não medicada. Porém, a medida que o nível de dificuldade aumenta haverá sérias dificuldades para manter o desempenho escolar adequado. As crianças com TDH mais acentuado certamente terão desempenho escolar totalmente comprometido. Por isso o diagnóstico precoce é importante para evitar o baixo desempenho escolar. O diagnóstico é clinico e pode ser feito na consulta com médico especialista e testes psicológicos se necessário. Esse diagnóstico vem de dados da anamnese (história do paciente) baseados nos critérios do DSN5. Importante observar características de autismo. Existem 9 critérios de atenção e 9 critérios de hiperatividade e impulsividade e conforme o preenchimento desses critérios os paciente será classificado nas tres formas de TDH. Além disso, a ansiedade, depressão, esquizofrenia, deficiência intelectual leve, transtorno do humor bipolar em criança, hipersexualizaçao precoce, diagnóstico de transtorno bipolar na familia, uso de tela com privação de sono, hipotireoidismo, devem ser descartadas. Mesmo havendo critérios para o diagnóstico deve haver impacto prejudicial na vida do indivíduo para diagnostico e tratamento. Não há marcador biológico para esta doença como achados em tomografia, ressonância ou em outros exames. O remédio é fundamental para tratar os pacientes com TDH, ou seja, a medicação melhora totalmente os sintomas dessa doença. TDH é o único transtorno do desenvolvimento que melhora completamente com medicação. Os melhores remédios para tratamento são os estimulantes (Ritalina e Venvance). #transtornododéficitdeatençãoehiperatividade

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    1 hr and 29 mins
  • Quais dificuldades passei como mãe de AUTISTA?
    Nov 29 2024

    Zuleica Menezes pedagoga especializada na educação de autistas @menezes_zuleica Zuleica Menezes professora, mãe de autista cuja vida mudou em função do seu filho. Ella tinha um estereótipo de autismo daquela criança que ficava balançando sozinha. Aos 8 meses seu filho dava alguns sinais de que era diferente: gostava de ficar sozinho, enfileirava carrinhos, entre outras coisas. Na igreja isolava-se no grupo de crianças. Notava também que quando as rotinas eram quebradas seu filho ficava muito irritado. Para dormir precisava de seguir uma rotina. Além disso, demorou para falar e para andar. Tinha muita sensibilidade ao barulho e ao toque. Apesar de apresentar vários comportamentos diferentes de uma criança normal, a família “normalizou” esse comportamento e, dessa foram houve demora para fazer o diagnóstico. Quando entrou na escola tinha dificuldades de entrosamento com os colegas. Primeiro Zuleica procurou psicólogos quando seu filho tinha 3 anos de idade, porém não conseguiu êxito no diagnóstico. Muitas vezes a culpa do comportamento do seu filho era atribuída a ela. Quando ele tinha 5 anos descobriu uma pesquisa no Hospital das Clinicas sobre TDH. Ela inscreveu seu filho nessa pesquisa e lá deram o diagnóstico de autismo. A partir dali sua vida mudou. Tornou-se pedagoga especializada na educação de autistas. Hoje trabalha para orientar pais de autistas, promover e melhorar a inclusão dos autistas nas escolas. #autismo #tea

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    1 hr and 40 mins
  • Transtorno do espectro autista: o que voce precisa saber? Dr Prof Dr Erasmo Barbante Casella @casella.erasmo
    Nov 7 2024

    O transtorno do espectro autista tem como maior causa a genética. Outras causa podem estar associadas como nascimento prematuro, anóxia neonatal, trauma de cranio, meningite, uso de alguns remédios na gestação, pais com idade acima de 50 anos, entre outros. Importante ressaltar que não há relação de vacinas com autismo. Transtorno do espectro autista (TEA) é um termo usado para ajuntar todos os tipos de autismo desde casos leves até casos mais graves. No passado poucos diagnósticos eram feitos pelo desconhecimento dos médicos e da população a respeito da doença. A incidência aumentou em decorrência a melhora de conhecimento dos profissionais e maior acesso das pessoas ao tratamento (1 caso para 36 habitantes). Sinais de alerta: quando a criança mama e não olha no olho da mãe, crianças que nao querem muito colo, crianças com um ano e dois meses não batem palma e não apontam o dedo, mania de enfileirar carrinhos e outros objetos, fixação em objetos que rodam, estereotipais como flapping, rodando em volta de si mesmo ou ao redor da mesa, brigam isoladamente, tem atraso de fala e desinteresse na comunicação não verbal. A criança pode ser hiper ou hipo sensível, mas no geral tem hipersensibilidade e muitos tem aversão a abraços ou a determinadas roupas. Muitos andam na ponta dos pés de devem ser trabalhados para evitar rigidez no tendão de aquiles. Alguns se escondem debaixo da mesa por aversão às pessoas. As crises de birra são mais frequentes, mas exageradas e por qualquer motivo. Os distúrbios do sono e enxaqueca são mais frequentes no autista. Cerca de 32% dos autistas tem deficiência intelectual. 1/3 das crianças que tem um bom desenvolvimento até 3 anos de idade podem ter regressão. A principal comodidade é o TDH (transtorno de déficit de atenção) que pode ocorrer em 50% das crianças. Importante ressaltar que crianças mais velhas podem desenvolver agitação, deficit de atenção e ter TEA e não TDH o que pode retardar o diagnóstico e dessa forma comprometer o desenvolvimento da criança. Alguns tem transtorno obsessivo compulsivo, ansiedade, depressão e a incidência de suicídio é 28% maior do que na população. em geral. Muitos tem problemas com a teoria da mente, ou seja, só conseguem conversar assuntos que eles interessam. O mais importante é fazer o diagnóstico precoce para estimulação com alguns métodos como o ABA. A estimulação precoce vai minimizar os sintomas através da plasticidade cerebral. A classificação é um, dois e tres, ou seja, grave, moderado e leve. O CID classifica TEA com ou deficiência intelectual. Porém, há dificuldades para classificar crianças menores que 5 anos de idade. 80% dos adultos jovens moram com os pais. O diagnóstico é basicamente clinico. O exame genético pode ser requisitado porém, não é essencial. O acompanhamento sequencial do paciente é importante para confirmação diagnóstica. O tratamento requer alguns remédios para aliviar os sintomas do paciente como insônia, depressão, transtorno bipolar, TDHA. Não há remédio específico para cura do Autismo. O principal tratamento é a analise aplicada do comportamento (DENVER e ABA). O ideal na educação é que as escolas normais façam adaptação para crianças com TEA e que elas tenham atendentes terapêuticos a fim de cuidar especificamente da criança. A visão da escola é tentar agrupar a criança, pois a tendencia do TEA é ficar isolado. A educação do professores para aprender a reconhecer e a lidar com essas crianças é importante. Existem alguns grupos de apoio, porém poucos são efetivos para os pacientes. Alguns vídeos educacionais são importantes para população e para os pais de crianças com TEA, especialmente os que não tem condições para terapia. A educação nas escolas para inserção das crianças e empresas também é importante, principalmente aqueles que conseguem lidar ou não com o público. Boa parte dos pacientes com TEA podem ter stress pós traumático no trabalho. #autismo #transtornodoespectroautista

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    1 hr and 31 mins

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