• Fala Marajó: sistema protetivo se mobiliza contra abusos sexuais
    Jan 10 2025
    No terceiro episódio do Fala Marajó, o assistente social Douglas Henrique Brasileiro Santana, do quadro efetivo de servidores da assistência social de Portel, cedido ao Tribunal de Justiça do Pará, explica como funciona a política multidisciplinar de assistência social, desenvolvida pelo CRAS e pelo CREAS e de que forma a população do Marajó, especialmente meninas e mulheres, podem acessar esses serviços.
    Eliana Isik, analista de assuntos humanitários e advocacy do projeto Marajó, executado em Portel desde a pandemia de convid-19 pela organização internacional Médicos Sem Fronteiras, explica como funciona o fluxo de atendimento organizado pela MSF no município, a partir das especificações determinadas pelo Ministério Público.
    A delegada de Polícia de Portel, Wendy Noronha, informa como atuam as polícias Civil e Militar nos casos de violência doméstica e familiar e abusos sexuais contra meninas e mulheres, e também os diferentes canais de denúncia à disposição.
    Portel é um município estratégico à Ação para Meninas e Mulheres do Marajó, capitaneada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e executada pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O município concentra a maioria dos processos relacionados a esses crimes.
    Show more Show less
    20 mins
  • Fala Marajó explica o sistema de proteção a meninas e mulheres
    Dec 19 2024
    O segundo episódio do ‘Fala Marajó’, o podcast em defesa das meninas e mulheres do arquipélago do Marajó, explica como funcionam duas instituições fundamentais ao sistema de proteção de direitos – o Ministério Público e a Defensoria Pública. O promotor Ronaldo Carvalho Bastos Júnior e a defensora pública Erika Sadigursky, ambos com atuação no município de Portel, no Marajó, são os entrevistados do programa. Ronaldo chegou a Portel em abril de 2024 e sua primeira iniciativa foi criar um projeto de educação em direitos nas escolas, junto com o Conselho Tutelar e os assistentes sociais, para promover rodas de conversas com crianças e adolescentes e esclarece-las sobre os seus direitos sexuais. Erika, por sua vez, informa que a Defensoria atua em duas frentes no Marajó: garantir o acesso à Justiça e fazer a educação na área de direitos.O podcast Fala Marajó é a concretização de uma ideia surgida durante oficina do Laboratório de Inovação Pai D’Égua do Tribunal de Justiça do Pará, que discute e busca soluções para os principais problemas daquela região, sobretudo o mais grave deles: a violência de gênero contra meninas e mulheres da região.
    Show more Show less
    19 mins
  • Justiça se torna cada vez mais humana e acessível à população
    Dec 18 2024
    Justiça se torna cada vez mais humana e acessível à população.
    Show more Show less
    45 mins
  • Denúncia é o primeiro passo para romper violência contra a mulher
    Nov 26 2024
    Denúncia é o primeiro passo para romper violência contra a mulher.
    Show more Show less
    10 mins
  • Justiça avança em tecnologias para atender população
    Nov 25 2024
    Justiça avança em tecnologias para atender população
    Show more Show less
    35 mins
  • Adoção monoparental: o desafio e a emoção de ser pai solo
    Nov 22 2024
    Imagine trabalhar durante uma ação de Natal em um abrigo de crianças e sair de lá com o presente mais importante de sua vida: um filho. Foi o que aconteceu com Walter Duarte. Neste episódio do Papo Justo vamos ouvir esse relato emocionante que explica o processo de adoção monoparental, quando uma pessoa solteira realiza o processo de adotar uma criança. A lei brasileira não impõe qualquer restrição. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode adotar. Pode ser solteira, casada, homem, mulher, heterossexual, homossexual, nada disso é relevante.

    Show more Show less
    15 mins
  • Juízes ficam mais próximos da sociedade ao longo dos anos
    Nov 11 2024
    Juízes ficam mais próximos da sociedade ao longo dos anos.
    Show more Show less
    54 mins
  • "Judiciário deve se tornar cada vez mais humano"
    Nov 1 2024
    Desembargador Centeno destaca importância do judiciário estar mais próximo da população.
    Show more Show less
    29 mins