Episodes

  • #317 Interferência: Cadeia Verde-Amarela e final da Copa de 58
    Jan 8 2025

    Edição levada ao originalmente em 6 de julho de 2013.

    Nessa edição do Interferência, vamos aproveitar outro quadro do “Você é Curioso?” e apresentar 5 coisas que você precisa saber sobre... CADEIA VERDE AMARELA.
    Na reconstituição, Marcelo Duarte e Silvania Alves emprestam suas vozes em trechos do LP lançado pela Rádio Bandeirantes para comemorar a conquista da copa de 58 pela nossa seleção.

    Show more Show less
    10 mins
  • #316 Entrevista com Sérgio Vaz, criador do Cooperifa
    Nov 30 2024

    Em agosto de 2013, eu fui recebido na casa do poeta Sérgio Vaz para uma conversa sobre como periferia pode rimar com poesia. Esta entrevista ficou guardada no meu arquivo de Peças Raras e agora eu divido com você por um motivo muito especial. Como produtor e repórter do podcast Pois É, Poesia: Arte no Plural, voltei a encontrar e entrevistar o poeta para o episódio “Sarau: a Poesia do Coletivo”. No dia 4 de dezembro, às 8 da noite, em youtube.com/@PoisePoesia, você pode acompanhar a nova conversa, que foi gravada em vídeo por Erika Nascimento. Enquanto isso, você fica com este encontro que marca o início de uma série de entrevistas que tenho feito há mais de uma década e me dá uma enorme satisfação compartilhar por aqui.

    Show more Show less
    20 mins
  • #315 Ainda Estou Aqui, pelo autor Marcelo Rubens Paiva + Zé Bettio
    Nov 10 2024

    Em agosto de 2015, Marcelo Rubens Paiva lança o livro Ainda Estou Aqui.

    Neste momento em que essa história vem à tona com força, por causa da repercussão da versão cinematográfica da obra, relembre entrevista do escritor ao programa Manhã Bandeirantes.

    A conversa foi conduzida pelo apresentador e produtor da tradicional atração das manhãs da emissora do Morumbi naquele ano de 2015, Marcelo Duarte.

    A transcrição dessa conversa está no blog Peças Raras, em https://pecasraras.blogspot.com/2024/11/pecas-raras-ainda-estou-aqui-e-ze.html

    E já que entramos em sintonia com um tempo em que as manhãs, a partir das 10h, eram mais dedicadas a revistas radiofônicas, vamos relembrar um outro momento do programa. No quadro "Por onde anda?", saiba o que andava fazendo o Zé Bettio em setembro de 2015.

    Show more Show less
    32 mins
  • #314 #HOJEPOD Pois é, Poesia traz especial para o mês das crianças
    Oct 21 2024

    Sábado de chuva e friozinho em São Paulo. Foi nesse clima que eu e Erika Nascimento visitamos a livraria infantil Pé de Livro, na Pompeia, Zona Oeste de São Paulo.

    O espaço é lúdico e especializado em livros para crianças. Um lugar ideal para deixar a imaginação correr solta.

    Foi lá que encontramos o jornalista e idealizador do espaço Alfredo Caseiro, que, a nosso convite, fez uma apresentação de alguns dos participantes da próxima transmissão do Pois É, Poesia: Arte no Plural, que acontece na próxima quarta, dia 23 de outubro, no youtube.com/@PoisePoesia .

    A edição vai contar com entrevistas com Cristino Wapichana, Pedro Bandeira, Keka Reis, Tino Freitas, Nat Grego e Algemira Kollar. Desta vez, o tema é "Literatura Infantil/Juvenil: o fabuloso mundo da literatura".

    O Pois É, Poesia é:

    Idealização e apresentação: Reynaldo Bessa

    Produção: Deborah Izola e Marcelo Abud

    Apoio: Zanzar Produtora

    Realização: Peças Raras Produções em Áudio

    Show more Show less
    3 mins
  • #313 Salomão Ésper: homenagem aos 95 anos do jornalista
    Oct 14 2024

    Durante 19 anos, as manhãs de sábado da Rádio Bandeirantes de São Paulo foram animadas por Marcelo Duarte e Silvania Alves. Juntos, comandaram o "Você é Curioso?", programa de variedades com um time de colaboradores que tratavam de temas diversos. Eu tive o privilégio de integrar essa equipe durante cerca de uma década. No comando do quadro Interferência, relembramos e reconstituímos momentos históricos do rádio. Também contamos e fizemos história com homenagens marcantes, como a que aconteceu nos 84 anos de Salomão Ésper, em 26 de outubro de 2013. A festa foi recheada de peças raras e eu ajudei na produção e estive no estúdio da Rádio Bandeirantes nessa ocasião. Com o apoio de Valdemar Jorge (que me emprestou uma câmera de vídeo), fiz o registro de um bloco inteiro do programa, em áudio e vídeo. E é esta celebração a Salomão Ésper, que está prestes a completar 95 anos de idade, que você confere neste episódio especial.


    Show more Show less
    27 mins
  • #312 Homenagem a Cid Moreira
    Oct 3 2024

    A biografia “Boa noite. Cid Moreira, a grande voz da comunicação”, de Fatima Sampaio, lançada pela Editora Prumo, foi tema da edição do dia 10 de abril de 2010, no Você é Curioso?, da Rádio Bandeirantes.

    Nesta edição, você relembra a entrevista em que o comunicador que ficou conhecido por seu tradicional “Boa Noite” no Jornal Nacional dá bom dia aos ouvintes.

    Em seguida, no quadro Hora do Café, do Jornal Gente da Rádio Bandeirantes, do dia 29 de setembro de 2012, Salomão Ésper também presta homenagem a Cid Moreira.

    Show more Show less
    12 mins
  • #311 Dia do Podcast e Pois É, Poesia
    Sep 29 2024

    Antes que setembro se vá, aqui está mais uma de nossas edições especiais. Afinal, esse é o mês de muita celebração para quem é do universo da comunicação. Entre as datas nacionais, temos o Dia da TV, em 18 de setembro; o antigo Dia do Radialista, que ainda é lembrado por muita gente em 21 de setembro; e 25 de setembro é o Dia do Rádio, em homenagem a data de nascimento de Edgar Roquette Pinto (em 1884), considerado o Pai do Rádio no Brasil. Mas antes do mês terminar tem ainda o Dia Internacional do Podcast, em 30 de setembro. A data foi criada nos Estados Unidos em 2014, por iniciativa de Steve Lee, um dos pioneiros do gênero. No Brasil, o primeiro podcast foi o Digital Minds, lançado em 2004, e o dia 21 de outubro é o dia nacional do podcast. E eu aproveito tanto motivo para comemorar e anuncio mais um podcast no qual estou envolvido. É o Pois É, Poesia: Arte no Plural. Você pode acompanhar o podcast Pois É, Poesia pelo canal do Youtube ou no Spotify. Mas eu sugiro ainda que faça a experiência de nos seguir pelo Youtube Music. No Youtube Music, tem todos os episódios, incluindo as transmissões ao vivo, que acontecem uma vez por mês. Detalhe: os podcasts, como o nosso Pois é, Poesia, que fazem transmissões ao vivo pelo Youtube também podem ser assistidos ou escutados na hora em que estão no ar pelo Youtube Music. E mais um ponto positivo: você pode fechar a tela do vídeo e continuar a escutar o episódio. Experimente acompanhar o Pois É, Poesia: Arte no Plural pelo Youtube Music e depois me conta como foi sua experiência. Para você não ter dúvida e começar a seguir o podcast do Pois É, Poesia: Arte no Plural, aqui você fica com um aperitivo do episódio que celebra o Dia Internacional do Podcast neste 30 de setembro e traz João Marcello Bôscoli e Pasquale Cipro Neto. O Professor Pasquale, que está diariamente na Rádio CBN, às 16h, com o quadro “A Nossa Língua de Todo Dia” opina sobre os motivos para haver tantos letristas de qualidade no Brasil. “Magia”, ele conclui no bate-papo com o apresentador Reynaldo Bessa. Pasquale comenta ainda porque a música feita no País é considerada por ele “poesia musical brasileira” e é provocado por Bessa para revelar qual a composição que considera mais poética em nossa MPB. Qual será, hein? Já João participa com um vídeo gravado exclusivamente para o Pois É e responde como uma música veste a letra de uma canção. Aliás, este depoimento de João Marcello Bôscoli é o que eu trago como peça rara nesta edição do nosso #HOJEPOD. Acompanhe o que ele tem a dizer sobre se existe ou não poesia em um arranjo musical?

    Show more Show less
    18 mins
  • #310 Hino da Anistia, por Sérgio Essinger
    Sep 2 2024

    Este é o terceiro e último episódio para reverenciar uma das grandes canções da MPB: O Bêbado e a Equilibrista. Depois de João Bosco e de João Marcello Bôscoli, você confere a conversa com o jornalista e pesquisador musical Silvio Essinger.

    Há 45 anos, quando Betinho, o irmão de Henfil da música, retornou ao Brasil, “O Bêbado e a Equilibrista” foi colocada para tocar na recepção ao sociólogo. Com isso, a música ficou definitivamente conhecida como Hino da Anistia.

    Show more Show less
    15 mins