Um monstro habita as profundezas do oceano e de nós mesmos. Que tipo de mundo esse monstro habita? Como é sua sociedade, sua cultura? Será mesmo que se trata de um monstro — ou essa seria apenas uma questão de ponto de vista? Nesse primeiro episódio, exploraremos essas questões a partir da leitura de Vampyroteuthis infernalis, obra do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser, traçando paralelos com o jogo Death Stranding, escrito e dirigido por Hideo Kojima e produzido pela Kojima Productions. A quiralidade do jogo de Kojima parece espelhar a fábula especulativa de Flusser, colocando-nos ambos em vertigem e nos levando a uma reflexão sobre nosso mundo e o dele — do “vampiroteuta”, que dá nome a esse podcast.
Esse primeiro episódio foi adaptado do videoensaio de mesmo nome, publicado no canal de YouTube do vampiroteuta: https://youtu.be/NHjbMDPRkhs
Ouça, divulgue, dê seu joinha e assine o canal! Assim, você estará me fornecendo estímulo para preparar mais episódios desse tipo.
Siga-me no BlueSky: https://bsky.app/profile/mauriciopitta.bsky.social
Se quiser me pagar um pingado, faça um Pix para a chave aleatória 61b8c711-7db3-4fcc-934b-08cf177b6e9e =D
Este episódio aborda alguns aspectos da vida e do comportamento da lula-vampira-do-inferno (Vampyroteuthis infernalis) a partir da especulação filosófica de Vilém Flusser, que escreveu sobre ela na década de 1980. Como o vampiroteuta é apenas um pretexto para o exercício de pensamento de Flusser, o autor não tinha necessariamente compromisso com a fidelidade à fisiologia e etologia do molusco, apresentando uma visão desatualizada sobre o animal em relação aos parâmetros da biologia marinha contemporânea.
Para informações mais fidedignas sobre a lula-vampira-do-inferno, sugiro o Monterey Bay Aquarium Research Institute (https://www.mbari.org/animal/vampire-squid/), que faz um trabalho excelente de estudo e conservação da vida marinha.
O vampiroteuta, como diversos animais marinhos, vem sendo ameaçado pelo acúmulo de microplásticos e outros resíduos antropogênicos nos oceanos. Ajude na preservação da vida marinha com seu apoio a entidades como a Associação Brasileira de Combate ao Lixo Marinho (ABLM), em https://ablm.org.br/apoie/.
Além de conferir nos créditos, você pode verificar as referências usadas neste vídeo no link: https://1drv.ms/w/c/10e05cfb21ff0dc0/Ebtw7NzKab5BhpCAJO3ujJABzGz_J3ux_Q2xwSclcQL4GA?e=bdscbT
Música de abertura: "Blackhole", do álbum Evolution, disponível em CreatorMix.com via CC-BY.
Show more
Show less