Episodios

  • #45 - “Setor de pizzarias cresce, mas mão de obra é desafio maior do que inflação”, diz Leandro Goulart, da Apubra
    Jul 10 2025

    Em 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza. A data oficial no Brasil remonta a 1985, quando o então coordenador de Turismo da cidade de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, realizou um concurso para escolher a melhor receita. Em 2003, uma lei estadual oficializou o Dia da Pizza no estado de São Paulo. Quatro décadas depois, o setor se consolidou como uma modalidade de negócio popular, e segue crescendo. Segundo o estudo mais recente da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), divulgado em julho, houve aumento de 9,52% nas aberturas de novas unidades em 2024. Leandro Goulart, presidente da entidade e dono da pizzaria T2P, em Osasco, enxerga o ramo como “perpétuo e que se renova constantemente.” Em entrevista ao DC NEWS TALKS, o videocast da Agência DC NEWS, afirmou que apesar do avanço, há uma preocupação que ronda e ameaça o varejo alimentício de pizzas: mão de obra. “É nosso desafio, maior do que a inflação”, disse.

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  • #44- “Deixamos de ser só vale-refeição. App é hiperpersonalizado, com impacto social", diz Adriana Conconi, diretora VR
    Jul 2 2025

    Estampando placas em restaurantes populares por todo o país, o logotipo da VR se tornou conhecido do trabalhador brasileiro ao indicar que aquele estabelecimento aceita o vale-refeição como forma de pagamento. A empresa, antes consolidada como mais uma bandeira do benefício, evoluiu para “um ecossistema de soluções”, afirmou Adriana Conconi, economista e diretora de Dados e Mensuração de Impacto da VR, ao DC NEWS TALKS, o videocast da Agência DC NEWS. Segundo ela, a utilização de dados e tecnologia sempre foi um diferencial da marca que, nos últimos anos, por meio de um superapp, mira a afunilar ainda mais a hiperpersonalização com impacto social para usuários e clientes.

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    40 m
  • #43- "IA não vai resolver o problema da falta de mão de obra no varejo", diz Luciana Medeiros, sócia PwC
    Jun 26 2025

    O varejo atravessa um período marcado por desafios estruturais e transformações aceleradas impulsionadas pela digitalização e o avanço da inteligência artificial (IA). No Brasil, são adicionados os componentes econômicos – pressões macroeconômicas como inflação persistente e juros elevados. Esse cenário foi analisado por Luciana Medeiros, sócia e líder da Indústria de Consumo e Varejo da PwC, em entrevista ao DC NEWS TALKS, o videocast da AGÊNCIA DC NEWS. “Se as empresas não se reinventarem nos próximos dez anos, elas podem não existir”, afirmou ao destacar a urgência da transformação digital. Ao passo que há o componente da inteligência artificial e conjecturas de que ela poderia extinguir determinados postos de trabalho – no varejo, a visão é outra. Falta mão de obra. “A IA não vai resolver a falta de trabalhadores no varejo.”

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  • #42 "Não me interesso por macroeconomia. Sempre vai haver um fato que move as pessoas. Este ano, VGV será superior: R$ 15 bi", diz Accyoli, RE/MAX
    Jun 19 2025

    A RE/MAX Brasil projeta encerrar 2025 com um Valor Geral de Vendas (VGV) próximo de R$ 15 bilhões, superando a marca de R$ 12,5 bilhões registrada no ano passado. Apesar do cenário macroeconômico desafiador, com juros altos e difícil acesso ao crédito, o CEO Peixoto Accyoli aposta em fatores sociais e comportamentais como motores do setor. “Sempre vai haver um fato que move as pessoas”, afirmou durante entrevista ao videocast DC NEWS TALKS. Ele argumenta que mudar de imóvel está ligado a eventos como nascimento, casamento, divórcio ou promoção profissional – o que sustenta o seu ponto de vista: “não me interesso por macroeconomia.”

    Para o executivo, fatores como inflação e a taxa Selic são relevantes, mas não determinantes. “As pessoas vão continuar comprando e vendendo imóveis porque a vida exige isso”, disse. Ele afirma que mesmo em países com cenários ainda mais críticos, como a Venezuela, é possível buscar resultados. “Vendem 150 imóveis por mês sem crédito imobiliário”, afirmou. Accyoli também citou a Argentina como exemplo. “A Argentina vende imóveis ‘sem’ crédito imobiliário. O cliente existe e sempre existirá”. O CEO analisa que a RE/MAX tem colhido os frutos de um modelo baseado na formação de corretores, descentralização e capilaridade. “O mercado está mais competitivo, mas ainda há espaço para quem se prepara.”

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    59 m
  • #41 - "Despesas e investimentos por habitante estão no ar. Previdência dos três Poderes é próximo passo", diz Queiroz, Gasto Brasil
    Jun 11 2025

    O governo federal arrecadou (com impostos) mais de R$ 1,7 trilhão até 11 de junho deste ano, como mostra o Impostômetro – e, segundo o Gasto Brasil, os gastos somaram mais de R$ 975 bilhões no período. O número parece fazer sentido, se considerada uma conta simples e absoluta. Não é bem assim. O Relatório de Acompanhamento Fiscal da Instituição Fiscal Independente (IFI), divulgado em abril, é claro: a dívida pública deve chegar a 79,8% do PIB em 2025. A instituição alerta para o futuro risco fiscal, “visto que o atual arcabouço não está resultando no estancamento do processo de crescimento da dívida pública brasileira.” O Gasto Brasil, plataforma de transparência dos gastos públicos, nasceu na esteira da necessária vigilância sobre o uso do dinheiro – como e onde está sendo administrado pelas esferas federal, estadual e municipal, disse Claudio Queiroz, coordenador do projeto, em entrevista ao DC NEWS TALKS. “Transparência, com navegação simples e amigável; acessível a todos.” A iniciativa é da ACSP em conjunto com a CACB no ano em que o Impostômetro (criado pela ACSP) faz 20 anos.

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    53 m
  • #40 - "O cliente precisa estar perto. A solução se constrói com ele", diz Walter Sabini, da HiPartners, venture capital
    Jun 5 2025

    No setor de Varejo & Consumo no Brasil, 33% dos CEOs acreditam que suas empresas não serão viáveis economicamente por mais de dez anos se continuarem no caminho atual. Aumento de 3 pontos porcentuais em relação a 2024. Os dados são da edição 2025 da Global CEO Survey, da PwC. Isso significa que um a cada três desses líderes precisa reinventar suas companhias. Com urgência. Num ambiente de guerra como esse, soluções tecnológicas e altamente inovadoras são obrigatórias. E é nesse universo que o venture capital (VC) HiPartners Capital&Work atua. Criada em 2014 por Walter Sabini Junior, que é também seu CEO, ela é focada em retail techs, startups voltadas para o varejo. Com vivência que inclui falhas e acertos ao longo dos anos em negócios voltados ao varejo, ele contou que trabalha com um mantra. “O cliente tem de estar perto. A solução se constrói com o cliente. Não é sozinho”, disse em entrevista ao DC NEWS TALKS.

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    47 m
  • #39 - "Consumidor abandona marcas em tempos de inflação. Oferecer vantagem é saída", diz Estela Brunhara, Future Brand
    May 29 2025

    Em momentos como o de agora, com combinação de inflação elevada (5,53% nos últimos 12 meses até abril), queda no poder de compra e juros altos (14,75%), é comum que o consumidor brasileiro reveja suas decisões de consumo, mudando hábitos e rompendo vínculos com marcas. A avaliação é de Estela Brunhara, diretora de Comportamento de Consumo e Estratégia da Future Brand, agência de marketing global que tem uma frente em inteligência (análise de dados de consumo é um foco), presente em 17 países, entre eles o Brasil. “Em momentos de crise, consumidor descobre marcas novas e abandona antigas”, disse em entrevista ao DC NEWS TALKS. O ponto crucial é: como reter este cliente. “Oferecer vantagem.” O videocast também trouxe, neste episódio, a análise macroeconômica de Isabela Tavares, economista-sênior da Tendências Consultoria, que confirmou essa inclinação. “As pessoas estão pensando mais no que vão consumir. O orçamento está apertado.”

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  • #38- "Vamos crescer em torno de 50% em 2025. Fábrica será expandida", diz Fernando Bueno, CEO da Philips Walita
    May 22 2025

    A marca Walita, fundada em 1939 por Waldemar e Lita (na junção das palavras, Walita), e comprada em 1971 pela holandesa Philips, é um dos principais players do mercado de eletroeletrônicos do país. Os holandeses compraram a Walita, mas nunca se desfizeram do seu nome. “Há uma tradição, todo mundo conhece a marca, porque a avó falou para mãe e a mãe falou para o consumidor atual”, disse Fernando Bueno, CEO Latam da Philips Walita em entrevista ao DC NEWS TALKS. Ele também falou que nos últimos anos a Philips Walita “renasceu, como uma fênix”, e que, para dar conta do crescimento acelerado, está investindo em várias frentes, entre elas, a expansão da fábrica. “Estamos crescendo de maneira acelerada, então a fábrica será expandida”, afirmou. A ampliação vem na esteira de desempenho em vendas. “Crescemos acima dos 50% no ano passado e este ano a expectativa está em torno dos 50%.”

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