Resumen del Editor

De segunda a sexta às 7h. Antes de tudo: P24. O dia começa aqui
2025 PÚBLICO
Episodios
  • Especial Aniversário. A Fugas faz 25 anos e convidou três chefs para uma conversa sobre o futuro
    May 24 2025

    Aproveitámos os 25 anos da Fugas para juntar três chefs e pô-los a discutir o passado, presente e futuro da restauração e da gastronomia no país.

    António Bóia viveu os tempos em que a cozinha francesa dominava e as décadas em que Portugal começou a descobrir-se. Leonor Godinho e Diogo Novais Pereira chegaram mais tarde, mas representam duas das várias tendências que coexistem hoje – ela recuperou uma tasca tradicional lisboeta e deu-lhe continuidade, respeitando a tradição, e ele voltou para o restaurante dos pais, em Fafe, venceu o concurso Chefe do Ano em 2024, e fala-nos do que se está a passar fora dos grandes centros urbanos.

    Questões de género, sustentabilidade, direitos laborais: os restaurantes, que sempre foram sítios de políticos, hoje são sítios (mais) políticos.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    1 h
  • Pedro Adão e Silva: PS será dos populistas económicos ou dos centristas liberais
    May 23 2025

    Pedro Nuno Santos não desejava eleições. Mas o secretário-geral socialista rejeitou a moção de confiança do Governo, foi a eleições na expectativa das consequências do caso Spinumviva e deixou o partido de rastos.

    Há várias formas de explicar o desastre histórico do PS. Afinal, o partido governou durante 22 dos últimos 30 anos e ainda está a recuperar de oito anos de poder com António Costa.

    Parece evidente que o PS perdeu a base tradicional de apoio e deixou de conquistar novos eleitores. Desde 2022, quando António Costa obteve uma maioria absoluta, os socialistas perderam 62 deputados e quase um milhão de votos.

    Numa entrevista ao PÚBLICO, António Mendonça Mendes diz que o PS não pode mostrar nenhuma pressa de voltar ao poder. Veremos. A reunião da comissão nacional de amanhã pode ajudar a responder a esta questão.

    Neste episódio, Pedro Adão e Silva, sociólogo, ex-ministro da Cultura de um Governo de António Costa, explica que a derrocada socialista tem de ser encarada de acordo com o declínio dos partidos sociais-democratas por todo o lado. O também colunista do PÚBLICO diz que o futuro do partido vai resultar da tensão entre os populistas económicos e os centristas liberais.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    20 m
  • O envolvimento do Vaticano na guerra da Ucrânia pode ser uma armadilha?
    May 22 2025

    JD Vance e Marco Rubio, o vice-presidente e secretário de Estado dos EUA, foram a Roma convidar Leão XIV a visitar a Casa Branca.

    O Papa tem oferecido a sua medição em vários conflitos e ainda ontem a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, garantia que o Vaticano estava pronto para acolher negociações de paz sobre a Ucrânia.

    O presidente dos EUA, que prometeu resolver a guerra da Ucrânia em 24 horas, está sentado na sala oval há quatro meses e está longe de conseguir o que queria.

    As suas conversas telefónicas com Vladimir Putin não têm surtido efeitos e é cada vez mais notório que a Rússia não está disposta, pelo menos, neste momento, a negociar. Pelo contrário, a Ucrânia tem feito precisamente o contrário, tentando passar o ónus da culpa para Moscovo.

    Donald Trump pode ver no Vaticano a solução que lhe tem escapado e pode ser motivo para que se afaste, como tem ameaçado, destas negociações. Nesse sentido, o envolvimento do Vaticano é um pedido de ajuda ou uma armadilha?

    Aceitará Putin a intermediação da igreja católica?

    Neste episódio, Jorge Botelho Moniz, especialista em ciência das religiões, professor e investigador em relações internacionais da Universidade Lusófona, responde a estas e outras questões.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    19 m
adbl_web_global_use_to_activate_T1_webcro805_stickypopup
Todavía no hay opiniones